20 de out. de 2010

A HISTORIA SECRETA DA REDE GLOBO


Para quem não sabe o titulo acima refere-se a um documentario de Simon Hartog da emisora pública Britanica “Channel Four” de 1993 que depois se transformou em livro.
Este documentário nunca foi exibido na TV brasileira. Provavelmente uma das maiores empresas de comunicação do tem medo de que informações a seu respeito sejam divulgadas.
Tanto no documentário quanto no livro são divulgadas todas as artimanhas da Rede Globo como a aquisição da concessão para suas atividades (favorecimento político) passando pela derrubada de João Goulart e o golpe Militar.
Em 1962 RM assinou um contrato com o grupo americano Time Life rque tinha interesses em Países da America Latina, graças a este acordo a Globo conseguiu financiamentos do grupo para montar a TV
Depois de mais de um ano do golpe a Rede Globo foi inaugurada 26 de abril de 1965 SENDO QUE Roberto Marinha já possuía uma concessão desde 1957 de JK a quem apoiava e a segunda de João Goulart a quem ele ajudou a depor.
Em 1967 quando o General Costa e Silva segundo Presidente Militar tomou posse deu-se inicio ao breve milagre econômico brasileiro que deixou 60% da população em uma situação miserável.
O pensamento econômico era o simples “Os ricos sejam mais ricos para que graças a eles os pobres sejam menos pobres”
Em 1968 chega as ruas a resistência a Ditadura Militar encabeçada principalmente por estudantes, no final de 1968 foi criado o AI 5 o congresso foi fechado e a tortura virou rotina.
O Primeiro Jornal em rede Nacional criado foi o Jornal Nacional apresentado em 1º de setembro de 1969 assim nasceu a Rede Globo.
Em 1970 o Governo Militar viabilizou a compra de televisores com o objetivo de integração e segurança Nacional dando assim inicio ao “circo e pão” e a manipulação em massa da população.
Na época a censura cortava trechos de programas, noticias não eram veiculadas e criou tendência de não se ter história registrada no período
A Excelsior foi a única a se opor ao golpe militar de 1964 em 1970 teve sua concessão cancelada pelo regime ditatorial.
A copa de 1970 foi transmitida ao vivo e o regime aproveitou ao maximo o feito explorando a glória dos verdadeiros campeões, o estado era responsável por 30% dos gastos com propagandas e decidia quais seriam pagas ou não, qualquer comentário sobre o declínio era proibido assim como as criticas persistentes, com freqüência ordens proibindo menção de algum acontecimento era enviada antes mesmo de acontecerem, a Rede Globo ia muito além do solicitado transformava pessoas em não pessoas, Caetano Veloso tinha musicas proibidas pelo governo e a rede Globo proibia a divulgação de seu nome.
O que Globo definiu como padrão de qualidade foi instaurado, os espectadores salivavam e se sentavam quando o plim plim anunciava a próxima atração global.
RM ficou riquíssimo era certamente o civil mais poderoso no País, com o fim do poder militar seu poder cresceu ainda mais além de qualquer regulamentação ou controle.
Com a volta de um Presidente civil RM apoiou Tancredo Neves que foi eleito com esmagadora diferença de votos pouco depois de vitoria Tancredo almoçava com RM a pauta, “um assunto particular” ACM aliado de Tancredo e velho amigo de RM também participou do almoço, Tancredo logo anunciou que ACM seria Ministro das Comunicações, antes de assumir Tancredo morre sendo substituído por José Sarney que obedientemente manteve ACM no cargo, como Ministro ACM criou dificuldades para a NEC do Brasil que rapidamente foi comprada pela Rede Globo por um milhão de dólares, logo após a venda a NEC passou a valer 350 milhões de dólares.
Em 1990 ACM foi eleito governador da Bahia durante sua campanha boatos de que ele controlava secretamente vários canais de TV abertos no interior do Estado.
A Rede Globo tinha sua própria maneira de conduzir as noticias dos tele jornais, a inflação que na época girava entre 30 e 40% ao mês era divulgada pela Rede Globo a sua maneira mostrava que a caderneta de poupança renderia 30 ou 40% dando assim uma visão diferente da realidade substituindo o negativismo da inflação pelo positivismo do ganho da população que tinha dinheiro na caderneta de poupança.
A nova constituição tirava o poder do Presidente de dar concessões, antes de vigorar a lei Sarney liberou 90 concessões ele próprio era dono de duas afiliadas da Rede Globo.
Não há como negar que RM e os chefes de jornalismo TV Globo manipularam, distorceram e ignoraram algumas noticias.
Existem quatro histórias que simbolizam essa manipulação.
No final da década e 70 nasce o Sindicato dos Metalúrgicos que entra em greve os militares tentaram dominar o Sindicato, Lula é preso com base na Lei de Segurança Nacional, na época Lula afirmou que a Globo mentia sobre os números da greve e simplesmente só informava os interesses patronais, em uma entrevista entre Lula que representava os grevistas e Mario Garnero que representava o setor patronal no dia que vai ao ar só é mostrada a entrevista de Mario Garnero, Armando Nogueira redator da Rede Globo confirma a denuncia e demonstra como era as edições.
Em 1982 Leonel Brizola líder da esquerda volta do exílio para se candidatar ao Governo do Rio de Janeiro contra o candidato militar, a TV Globo antes das eleições já distorcia os resultado da pesquisa do IBOPE, o jornal, estações de raio e a Rede Globo de RM previam que Brizola iria perder, depois da eleição houve uma tentativa organizada pelo sistema remanescentes do sistema de informação ligados ao poder militar de um golpe sobre o voto popular, os conspiradores adulteraram os programas oficiais dos computadores que projetavam o resultado das eleições para preverem a derrota de Brisola planejavam roubar as urnas, tinham certeza que a TV Globo condicionaria a população a aceitar o resultado a conspiração foi descoberta e Brizola foi eleito.
Nos 430 anos de São Paulo a Globo mostrava as comemorações e eventos pela cidade, enquanto isso amadores filmavam mais de um milhão de pessoas exigindo eleições diretas.
Em 1989 ocorre a primeira eleição direta após a ditadura foram candidatos Fernando Collor, Lula, Leonel Brizola, Mário Covas, Paulo Maluf, Ulysses Guimarães, Aureliano Chavez, Guilherme Afif Domingos, Roberto Freire, Enéas e Fernando Gabeira. Collor teve sua imagem exposta ao limite chegando a participar do programa do falecido Chacrinha
Collor foi casado com a filha de um sócio de RM, Collor mostra as péssimas condições de seu estado Alagoas e se diz caçador de marajás.
Collor e Lula foram para o segundo turno dois debates foram realizados pela Rede Globo, Lula claramente venceu o primeiro debate, três dias antes da eleição houve um segundo debate, no dia seguinte o Jornal Nacional editou e transmitiu um resumo de seis minutos que foi visto por 64% da audiência a edição foi especialmente montada para deter Lula e eleger Collor no debate Collor teve um minuto e dez segundos a mais que Lula, depois do resumo o Jornal Nacional apresentou uma pesquisa telefônica feita  pela agencia responsável pela construção da imagem de Collor as perguntas foram vagas e em nenhum momento foi perguntado em quem as pessoas iriam votar. No mesmo dia a Globo transmitiu um resumo diferente no Jornal Hoje, o Jornalista Pinheiro que supervisionou a edição confiram a alteração dos dados por Alberico Souza Cruz e Ronald Carvalho que foi feita na essência que transformou o debate em uma peça publicitária.
Armando Rollemberg Presidente da União dos Jornalistas na época classificou o ocorrido como vergonhoso, atentado a falta de ética e manipulação desavergonhada, o redador Armando Nogueira reclamou diretamente a RM pela exibição do compacto a sua revelia no dia seguinte a exibição e que teria impedido se fosse comunicado antes e que a Rede Globo fez uma edição BURRA.
Por protestar publicamente Pinheiro foi demitido e por protestar em particular Nogueira chefe do departamento de jornalismo da Globo a vinte e dois anos foi aposentado sendo substituído por Alderico Souza Cruz o mesmo que foi responsável pela edição do debate

Este é o link do livro que pode ser baixado

Este é o link do documentário
Parte 1
Parte 2
Video 3 Mostra o pedido de concessão da VEJA
Video 4
Video 5

Nenhum comentário:

Postar um comentário